domingo, 7 de novembro de 2010

Visita a Turquel

No dia 5 de Novembro, a turma do 2º e 3º C, foi visitar a vila de Turquel e conhecer um pouco da sua história, para isso contámos com o apoio do prof. Fraga.

Para irmos para Turquel usámos o autocarro, como um transporte público e pudemos observar alguns pormenores diferentes: tirámos o bilhete, tocámos à campainha quando estavamos próximo do local e esperámos o autocarro na paragem.

Começámos por visitar a Junta de Freguesia de Turquel, onde podemos ver um livro que foi construído há 500 anos - O Foral. Este livro é um conjunto de regras que os Monges de Cister fizeram para que a população as cumprisse.

De seguida fomos visitar a Capela de Nosso Jesus do Hospital que está a ser neste momento restaurada.
Esta capela, antigamente funcionava como um hospital, onde se acolhiam os peregrinos que se dirigiam para Santiago de Compostela, era aqui que eles descansavam e se tratavam. Houve um dia que apareceu uma pintura que ainda hoje permanece intacta que ninguém sabe como ela lá surgiu. Uns dizem que foi São Francisco Xavier, outros dizem que foi Jesus, ou um homem a seu mando.

Posteriormente fomos à Casa Museu de Turquel, onde vimos um quarto, uma cozinha e uma escola tipicamente de Turquel. Vimos como se fazia o azeite e ainda ouvimos uma história de um livro da escola de antigamente.

De seguida, fomos ter com o Senhor Anibal que nos mostrou um pouco da sua arte de trabalhar a madeira, vimos várias maquetas (arena, igrejas, largos) e vários brinquedos de antigamente. Não resistimos e brincámos um bocadinho.

Por último fomos ver o Pelourinho de Turquel e ficámos a saber que era ali que as pessoas eram severamente castigadas depois da missa do Domingo, eram amarradas e chicoteadas. Se o que tivessem feito fosse muito grave iam para a forca. Também tivemos a oportunidade de desenhar o Pelourinho.

Adorámos esta visita e agradecemos a disponibilidade do Prof. Fraga.

Agora vejam algumas fotos e visitem a vila de Turquel.


1 comentário:

pontodepartilha disse...

Essa visita deve ter sido bem interessante...e tiveram muita sorte com o tempo! parecia o Verão de S. Martinho!

Beijinhos

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.