quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Conhecer Turquel

Na segunda-feira dia 8 de novembro, foi a vez dos primeiros anos de conhecer Turquel.
Turquel é uma vila que fica há cerca de 5 km da Benedita. É uma simpática terra rica em património oral e não só.
Fomos conhecer o Museu de que pertence a ADEPART "Associação para a defesa do Património de Turquel", no qual fomos recebidos pelo Sr. Mário Loiro.


Nesse Museu, tivemos a possibilidade de ouvir, contada pelo Professor Fraga, uma história que se passou ao longo de 1000 anos, a história dos nossos antepassados, da forma como viviam, como eram as suas casas, quais eram os seus hábitos diários e como eram as escolas.


Seguimos para a casa do Sr. Aníbal Coelho, um grande artesão e barbeiro há cerca de 63 anos. O Professor Fraga mostrou-nos algumas das habilidades que faz nos seus tempos livres com madeira e latão (animais, carros, moinhos, entre outros).



Na Junta da Freguesia, tivemos a oportunidade de admirar o "Foral de Turquel", livro com cerca de 500 anos no qual os Monges de Cister escreveram as leis da terra. Quem não as cumprisse, era punido com chicotadas no Pelourinho que agora se encontra na praça principal.


O último monumento visitado foi a Igreja Matriz mandada construída pelo Cardeal D. Henrique. Tem um lindo Portal Manuelino como entrada e lá dentro, vimos a Pia Batismal que tem 8 lados com desenhos diferentes que representam algumas fases da construção da Igreja, toda ela feita com pedra calcária da Serra dos Candeeiros.


Na escola, foi feita a avaliação escrita da visita realizada.











Foi uma Visita de Estudo muito especial por termos tido a possibilidade de ter um guia muito especial também: o professor António Fraga.

Um grande obrigado,

os alunos do 1ºH, 1º I e 1º J e as Professoras Celina, Cláudia e Marisol.

Sem comentários:

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.