terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A lenda do Mosteiro de Alcobaça


No dia 15 de Fevereiro de 2011, a turma C, da Professora Rita Oliveira recebeu a Educadora Lurdes, com mais uma amiguinha e uma história.
A nova amiguinha chama-se gralha de bico vermelho, uma ave que vive na Serra dos Candeeiros, mesmo aqui pertinho de nós, e neste momento está a atravessar um grande problema: está a ficar em vias de extinção.
Esta nossa amiga veio-nos conta a Lenda do Mosteiro de Alcobaça e então conta a lenda que....
.... na altura em que D. Afonso Henriques governava o nosso país, ainda havia um Castelo que era governado pelos Mouros, era o Castelo de Santarém. Então D. Afonso Henriques queria conquistá-lo e enviou um soldado seu ir investigar a melhor forma de lá entrar. Esse seu soldado foi lá e contou-lhe, também houve uma princesa Moura que se zangou com o seu amado Mouro e veio contar a D. Afonso Henriques a melhor maneira de conquistar o Castelo de Santarém. E assim foi.
D. Afonso Henriques veio com os seus soldados conquistar o Castelo de Santarém, mas antes parou na Serra dos Alvados, hoje chamada Serra dos Candeeiros e pediu a Santa Maria que o ajudasse e que assim construiria uma grande Igreja em seu nome e lançou uma flecha que indicaria o sítio onde a ia construir. A flecha caiu numa localidade chamada Chiqueda.
D. Afonso Henriques conseguiu conquistar o Castelo de Santarém e ficou a pertencer-lhe.
Regressou, então para cumprir o que tinha prometido. Vinha já a caminha e já ouvia as pessoas comentarem que tinha aparecido uma flecha vinda do céu e tinha caído em Chiqueda.
D. Afonso Henriques mandou então construir a Igreja em Chiqueda e entregou-a aos Monges de Cister.
Mas logo que começaram a construção, durante a noite as pedras apareciam no vale de Alcobaça. Diziam as pessoas que era Nossa Senhora e os Anjos que as levavam. Então decidiu-se construir a Igreja, no local onde apareciam as pedras.

Curiosidades:
  • A Igreja foi iniciada em 1178 e terminou em 1257.
  • O Mosteiro teve a primeira escola do país.
  • O Mosteiro teve a primeira Farmácia do reino de Portugal.

1 comentário:

pontodepartilha disse...

Sim senhora! Aprenderam bem a história amiguinhos...

Beijinhos

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.