quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Organização e tratamento de dados

De acordo com o Programa de Matemática do Ensino Básico, é necessário desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar dados organizados na forma de tabelas e gráficos.

Nada melhor que começar a fazê-lo logo no 1º ano! Foi lançada uma pergunta "Qual é a tua área preferida?" para conhecermos a disciplina preferida dos alunos da turma.

Passo 1- Foi entregue a cada aluno um questionário com a pergunta "Qual é a tua área preferida?"








Passo 2- Recolha dos questionários e preenchimento de um esquema de contagem.












Passo 3- Pintura de uma fita em cartolina dividida em tantas partes quanto o número de alunos. Cada barra foi pintada de uma cor diferente e dependendo do total de votos.








Passo 4- Com essa fita desenhou-se um gráfico de barras e com as tiras da fita recortadas por cores, foi contruído um gráfico de barras horizontais.





Cada aluno preencheu uma folha de registo e construiu, no seu caderno diário, um gráfico circular.
1º J - Professora Celina

Sem comentários:

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.