quarta-feira, 20 de maio de 2009

Turma do 4ºA

A família vem à escola contar histórias!
O dia 15 de Maio foi proclamado pela ONU como Dia Internacional da Família. No presente ano lectivo, o Plano Nacional de Leitura propôs aos Professores, Educadores e Coordenadores das Bibliotecas Escolares que celebrassem este dia convidando os pais/encarregados de educação a partilharem o prazer de ler, em família. E, foi assim que nesse dia recebemos quatro visitas muito especiais: a mãe do Leonardo, a mãe da Ângela, a mãe do Marcelo e a mãe do José.
E tudo começou assim… primeiro veio a D.Trindade, mãe do Leonardo que nos veio contar a história: “Atiro a porta, mãe?” do livro de Contos Tradicionais. A história é muito engraçada e fez mesmo lembrar o Leonardo porque ele às vezes faz as coisas ao contrário daquilo que a mãe lhe diz! E a mulherzinha fez lembrar a D,trindade que está sempre a avisar o Leonardo sobre como lidar com as situações! Foi mesmo muito gira a história e muito bem contada.
Depois veio a mãe do Marcelo, a D.Zélia que nos contou a história: “Andor, a andorinha” que ao contrário das suas companheiras, a andorinha não estava nada preocupada com o rigoroso Inverno que se aproximava.
Recusava-se a partir em busca de calor e alimento e a juntar-se ao resto do bando que ia à procura de terras mais quentes. Ela falava com um espantalho que se chamava Zacarias, que nos fez rir muito porque o Marcelo tem o apelido de Zacarias!
A história foi muito bem contada e gostámos muito do lanchinho que a D.Zélia nos trouxe! Humm!
A mãe da Ângela veio contar a Lenda Da Fonte Da Senhora. Uma lenda que fala sobre a nossa vila, a Benedita. Conta então a lenda que D.Afonso Henriques no tempo em que lutava contra os mouros, um grupo de famílias decidiu povoar os bosques onde, hoje em dia, é a Benedita.
Gostámos muito da história que a mãe da Ângela nos veio contar porque, além de ser uma história muito interessante fala sobre a terra onde vivemos. E a história foi muito bem contada e o tema muito bem escolhido.
Por fim, veio a mãe do José, a D. Dalila, que nos veio contar: “ Histórias em ponto de contar” do autor António Torrado que nós conhecemos muito bem porque já lemos muitos livros deste autor. A D.Dalila começou por pôr no quadro várias ilustrações do livro. Depois, antes de contar a história disse para nós ouvirmos a história e ao mesmo tempo para olharmos para ilustrações que ela pôs no quadro, porque estas serviam de complemento ao texto. Gostámos muito da história e achámos muito interessante as ilustrações serem a preto e branco.
Quando terminou a história, a mãe do José proporcionou-nos um momento espectacular: abriu uma caixinha com lápis de pastel e convidou-nos a pintarmos as ilustrações a preto e branco ao nosso gosto. Adorámos pintar com lápis de pastel, as ilustrações ficaram maravilhosas e até a nossa professora pintou connosco! Ficámos com as pontas dos dedos todas às cores porque esta pintura foi feita com as nossas mãos.
Nós gostámos muito de ter os nossos pais aqui a contar histórias.

















5 comentários:

Bibicas disse...

a Turma diz: Foi muito divertido e engraçado!

Unknown disse...

Deve ter sido um dia muito engraçado,mas infelizmente como estava doente não pude ir á escola nesse dia.Mas quem sabe talvez haja uma proxima vez e nessa altura não estarei doente,decerteza. Nome:Magda

sofia disse...

gostei muito desse dia em que as maes foram la contar. todas as historias que as maes contaram foram muito giras.queria agradecer a professora por ter planeado isto das historias no dia internacional da familia. bjnhos da sofia

susa disse...

Gostei muito deste dia.
Foi mesmo divertido e diferente!
Gostei de todas as histórias, mas em especial a da mãe do José, porque no fim pintamos desenhos.
Beijinhos da Sara do 4º A

zélia disse...

Foi um dia divertido e as crianças comportaram-se muito bem

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.