quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Nome: Contável ou Não Contável

Na sexta sessão do PNEPII, sob o domínio da Terminologia Linguística do Ensino Básico e Secundário (TLEBS), trabalhou-se a classe aberta de palavras - o NOME: Classe dos Nomes com Flexão Nominal (Género e Número).

A aula teve início com a exploração oral de uma imagem que ilustra o poema "Borboleta recadeira", retirado do livro Histórias a rimar para ler e brincar, de Alexandre Parafita.













Leitura do poema





Ao longo da exploração do poema, os alunos foram referindo os nomes que nele aparecem. Estes nomes foram usados no preenchimento de uma tabela: borboleta, recadeira, alegria, tristeza, solidão.

Através do diálogo, os alunos referiram os aspectos que ajudam na classificação morfológica dos nomes: género e número. Assim, a tabela foi também preenchida com os termos masculino/feminino e singular/plural.


A tabela foi ainda preenchida com a classe dos nomes: próprio, comum e colectivo.












Os alunos chegaram ainda à conclusão que, os nomes comuns e colectivos, podem ser classificados como contáves ou não contáveis.
De seguida, passou-se ao restante preenchimento da tabela, em que os alunos colocaram uma cruz no local certo de acordo com o nome apresentado.



















Preenchimento individual da tabela.








No fim da aula, realizou-se o jogo Quatro em Linha. Para este jogo, a turma foi dividida em duas equipas e, alternadamente, cada equipa foi respondendo a perguntas relacionadas com a área de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.

Cada equipa escolheu a sua borboleta: verde ou lilás.
As perguntas...
Quando surgia uma resposta certa, a equipa escolhia uma casa e colocava uma borboleta para fazer quatro em linha. As equipas empataram!!























A Turma C

1 comentário:

Unknown disse...

O poema era lindo!Adorei!




Laura turma C

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.