A aula teve início com a exploração oral de uma imagem que ilustra o poema "Borboleta recadeira", retirado do livro Histórias a rimar para ler e brincar, de Alexandre Parafita.
Leitura do poema
Ao longo da exploração do poema, os alunos foram referindo os nomes que nele aparecem. Estes nomes foram usados no preenchimento de uma tabela: borboleta, recadeira, alegria, tristeza, solidão.
Através do diálogo, os alunos referiram os aspectos que ajudam na classificação morfológica dos nomes: género e número. Assim, a tabela foi também preenchida com os termos masculino/feminino e singular/plural.
A tabela foi ainda preenchida com a classe dos nomes: próprio, comum e colectivo.
Os alunos chegaram ainda à conclusão que, os nomes comuns e colectivos, podem ser classificados como contáves ou não contáveis.
De seguida, passou-se ao restante preenchimento da tabela, em que os alunos colocaram uma cruz no local certo de acordo com o nome apresentado.
Preenchimento individual da tabela.
No fim da aula, realizou-se o jogo Quatro em Linha. Para este jogo, a turma foi dividida em duas equipas e, alternadamente, cada equipa foi respondendo a perguntas relacionadas com a área de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.
Cada equipa escolheu a sua borboleta: verde ou lilás.
As perguntas...
Quando surgia uma resposta certa, a equipa escolhia uma casa e colocava uma borboleta para fazer quatro em linha. As equipas empataram!!
A Turma C
1 comentário:
O poema era lindo!Adorei!
Laura turma C
Enviar um comentário