quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Mosteiro de Cós

Visita de Estudo ao Mosteiro de Cós e a Chiqueda.
Ontem, dia 4 de Fevereiro de 2009 fomos ao Mosteiro de Cós ver onde as monjas viviam. O senhor Eduardo Barrento, elemento da A.D.E.P.A., acompanhou-nos. Chegámos pelas dez horas, altura em que o relógio deu as badaladas. De seguida, tirámos fotografias para recordação. Entrámos no Mosteiro na companhia do Presidente da Junta de Freguesia de Cós.




Ficámos a saber que a sua construção data de 1241 e vimos o altar-mor todo revestido de talha dourada, de estilo barroco. Havia também pinturas religiosas nas paredes laterais do corredor e no tecto da igreja.
Ao meio estava uma grade de madeira toda bem trabalhada para separar as monjas dos restantes fiéis. Essa parte da igreja tinha umas cadeiras que possuíam duas funções: para se sentarem e para rezarem sentadas fingindo que estavam em pé.

Fomos à sacristia ver uns azulejos que contavam a vida de S.Bernado. O sr. Eduardo Barrento explicou-nos que a palavra azulejo deriva da palavra azul.

No corredor principal da igreja vimos um túmulo com gravações de pedra.
Posteriormente dirigimo-nos a um pequeno parque junto a um rio onde as monjas lavavam as roupas dos monjes e lanchámos.

Entrámos no autocarro e seguimos para a Chiqueda , passámos pelo rio Alcoa . Fomos à E.T.A. (Estação de Tratamento das Àguas) vimos as bombas que distribuem a água para o concelho de Alcobaça. Passámos pela Mãe de Àgua e observámos a galga do moinho.













Regressámos à escola e chegámos por volta do meio-dia e meia.
Apreciámos muito a visita de estudo pois aprendemos coisas novas relacionadas com o tema de Carnaval: "Frades e Freiras da Ordem de Cister".

Texto colectivo da turma do 3º I.

2 comentários:

Unknown disse...

o pior de todas as coisas!!!!

Crente disse...

Adorei esta visita apesar de ter estado mau tempo, conheci o passado dos freiras e monges da união de cister.



Adriana da Turma.

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.