quarta-feira, 30 de março de 2011

Explorar a Floresta na Mata Nacional do Vimeiro

No dia 30 de Março, a turma do 2º e 3º C da professora Rita Oliveira, participou numa actividade promovida pela Câmara Municipal de Alcobaça, intitulada "EXPLORAR A FLORESTA NA MATA NACIONAL DO VIMEIRO.
O autocarro foi-nos buscar à escola e depois fomos buscar os alunos da EB1 de Évora de Alcobaça e fomos para a Mata do Vimeiro.
A primeira actividade que fizemos foi numa tenda onde haviam vários jogos sobre os animais e as plantas que existem na Mata do Vimeiro, alguns conselhos de poupança de água e jogámos ao Jogo da Glória. Aqui ficámos a saber, por exemplo que as pinhas minutos antes de começar a chover fecham para proteger as sementes e quando faz sol elas abrem. Ficámos a saber como se conta os anos de uma árvore, se a cortarmos veêm -se uns círculos que se chamam anéis e começamos a contar os anéis de dentro para fora e o número de anéis que contamos é a idade da árvore.
A segunda actividade foi muito divertida, pois contámos com a participação dos Bombeiros de Alcobaça que nos explicaram o seu trabalho numa Floresta. Pudemos vestir o fato que os bombeiros vestem quando vão apagar os fogos e depois estivemos a experimentar a mangueira que eles usam. Foi espetacular!!!
Em seguida fizemos um passeio pela Mata, onde pudemos ver toda a vegetação que a constitui. Ficámos a saber que a Mata do Vimeiro é muito importante, porque é uma das poucas matas que tem um grande número de Carvalhos Portugueses, uma árvore que está a desaparecer.
Pudemos verificar a distinção entre pinheiro bravo e pinheiro manso, o pinheiro bravo é mais alto, a copa é mais em bico e as pinhas estão viradas para baixo. O pinheiro manso é mais pequeno, tem a copa mais arredondada e as suas pinhas estão viradas para cima. Vimos também que existiam pinheiros doentes e estavam marcados com uma barra branca, pois têm de ser abatidos para não pegarem a outros pinheiros.

Adorámos esta visita e aprendemos muitas coisas.

Agora vejam algumas fotos!!

1 comentário:

pontodepartilha disse...

Parece ter sido uma visita bem interessante...Devemos preservar as nossas florestas...

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.