Quando chegámos fomos recebidos por uma animadora que nos levou a uma sala, onde estavam alguns idosos. Apresentámo-nos e começámos a nossa pesquisa!!!
Então ficámos a saber que as pessoas de antigamente vestiam-se com as roupas que tinham, umas viravam-nas do avesso e outras vestiam-se de mulher ou de homem, por norma punham uma meia na cabeça para andarem disfarçados. Andavam em grupos a pedir de porta a porta, dizendo:
"Salgadeira ou Capoeira
Capoeira ou Salgadeira"
As pessoas davam rodelas de chouriço, morcela, toucinho ou dinheiro. E depois respondiam: Capoeira ou Salgadeira"
"Muito Obrigadinha, agora
Agora, Muito Obrigadinha"
Quando se chegava ao fim do dia, faziam uma "patuscada", onde faziam a fritada (num tacho de barro fritavam as rodelas de chouriço, morcela, toucinho) e com o dinheiro compravam as bebidas e depois era só dançar. Mas só até à meia-noite, pois começava um novo dia, a quarta-feira de Cinzas e começava o jejum.Agora, Muito Obrigadinha"
Havia pessoas que andavam durante o ano a criar galos para comer no dia de Carnaval.
Também existiam algumas partidas, por exemplo iam aos currais e tiravam os burros e vestiam-nos ou então faziam placas a dizer "Vende-se" ou "Compra-se" e colavam nas costas das pessoas.
De seguida cantámos-lhes uma canção e eles a nós. Despedimo-nos e fomos fazer uma visita às instalações. Passámos pela horta do Sr. José, pela sala de convívio, pela Igreja e pelo Cabeleireiro. E viemos para a escola.
Adorámos fazer esta visita e penso que os idosos também gostaram da nossa companhia, assim ficámos a saber mais sobre o Carnaval de antigamente.
Queremos agradecer à Santa Casa da Misericórdia por nos ter recebido!!!
Agora vejam algumas fotos!
Turma C - Professora Rita Oliveira
1 comentário:
Foi uma óptima iniciativa malta. Beijinhos...
Enviar um comentário