sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pesquisa - Carnaval

No dia 24 de Fevereiro de 2011, a turma do C e a turma E foram visitar a Santa Casa da Misericórdia, da Benedita com o objectivo de saber como era o Carnaval de antigamente.

Quando chegámos fomos recebidos por uma animadora que nos levou a uma sala, onde estavam alguns idosos. Apresentámo-nos e começámos a nossa pesquisa!!!

Então ficámos a saber que as pessoas de antigamente vestiam-se com as roupas que tinham, umas viravam-nas do avesso e outras vestiam-se de mulher ou de homem, por norma punham uma meia na cabeça para andarem disfarçados. Andavam em grupos a pedir de porta a porta, dizendo:

"Salgadeira ou Capoeira
Capoeira ou Salgadeira"

As pessoas davam rodelas de chouriço, morcela, toucinho ou dinheiro. E depois respondiam:
"Muito Obrigadinha, agora
Agora, Muito Obrigadinha"

Quando se chegava ao fim do dia, faziam uma "patuscada", onde faziam a fritada (num tacho de barro fritavam as rodelas de chouriço, morcela, toucinho) e com o dinheiro compravam as bebidas e depois era só dançar. Mas só até à meia-noite, pois começava um novo dia, a quarta-feira de Cinzas e começava o jejum.

Havia pessoas que andavam durante o ano a criar galos para comer no dia de Carnaval.

Também existiam algumas partidas, por exemplo iam aos currais e tiravam os burros e vestiam-nos ou então faziam placas a dizer "Vende-se" ou "Compra-se" e colavam nas costas das pessoas.


De seguida cantámos-lhes uma canção e eles a nós. Despedimo-nos e fomos fazer uma visita às instalações. Passámos pela horta do Sr. José, pela sala de convívio, pela Igreja e pelo Cabeleireiro. E viemos para a escola.

Adorámos fazer esta visita e penso que os idosos também gostaram da nossa companhia, assim ficámos a saber mais sobre o Carnaval de antigamente.

Queremos agradecer à Santa Casa da Misericórdia por nos ter recebido!!!

Agora vejam algumas fotos!


Turma C - Professora Rita Oliveira

1 comentário:

pontodepartilha disse...

Foi uma óptima iniciativa malta. Beijinhos...

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.