Descobrindo as suas profissões...a arte do sapateiro.
O seu pai, antigo sapateiro da Benedita, juntamente com outros sapateiros, montaram a primeira fábrica de calçado da nossa terra. Com novas máquinas para os ajudar no seu ofício, cada sapateiro conseguia produzir mais ou menos 10 pares de botas por dia.
Hoje em dia, há muitas máquinas para se fazer sapatos, por isso é tudo muito diferente!
O senhor Joaquim quis mostrar-nos como se faz calçado e arranjou um corte de uma sandália, para fazer na nossa presença.
Pegou na palmilha, colocou-a na forma e segurou-a com uns preguinhos. Entretanto, colocou o "corte" de pele na forma e esticou-o muito bem para o prender à palmilha com cola e, por fim, a sola. Parece fácil, mas leva o seu tempo e dedicação.
Bem, esperámos um pouco para que a cola secasse. Entretanto, O sr. Joaquim mostrou-nos metade da pele de uma vaca. Era muito grande! Depois fomos à descoberta do pezinho com o tamanho certo da sandália! Foi muito engraçado! Quem desfilou mais foi o Milton! Todos rimos com a situação! Não iremos esquecer!
O avô do Tomás gostaria que mais pessoas aprendessem este antigo ofício, para que não ficasse no esquecimento, e que soubessem como evoluiu até aos dias de hoje.
Adorámos esta experiência. Aprendemos e divertimo-nos muito!
Obrigado, sr. Joaquim! Volte sempre!
Turma 1º H
Sem comentários:
Enviar um comentário