No dia 24 de Novembro, a turma do 2º e 3º C, da Prof. Rita, teve uma visita de uma pessoa já conhecida da turma, a mãe do Francisco, Carla Valentim, que é Prof. de Físico-Quimica e mais uma vez veio-nos ensinar um novo conceito - A FLUTUAÇÃO.
Para percebermos melhor este conceito fizemos três actividades experimentais:
1. Porque é que os objectos flutuam?
2. Líquidos às camadas
3. O gelo afunda-se?
Começámos por nos formar em grupos de 4 elementos e cada grupo tinha um responsável que nos lia o guião da experiência e escrevia as respostas do grupo.
Na 1ª actividade "Porque é que os objectos flutuam?, tinhamos uma pergunta inicial que nos deixou um pouco confusos: "Um prego vai ao fundo mas um barco feito do mesmo material não vai ao fundo". E agora???????
Colocámos então água numa tina de vidro e depois fomos colocando palitos, rolha de cortiça, moeda, parafuso e rolha de plástico e observámos quais os que flutuavam e os que não flutuavam.
De modo a responder à pergunta inicial concluímos que um objecto flutua ou não dependendo da sua massa, volume e densidade, assim um prego como tem pouco peso e ocupa pouco espaço não flutua, o barco, como pesa muito e ocupa muito espaço flutua.
Na 2ª actividade "Líquidos às camadas" verificámos que os líquidos também flutuam, por exemplo colocámos numa proveta um pouco de água, de azeite, de álcool e melaço de cana (pertence à família do mel), misturámos e ficou o melaço de cana, em baixo, depois o álcool, o azeite e a água. Ou seja o líquido mais pesado, mais denso ficou em baixo e o menos denso ficou em cima.
Na 3ª actividade "O gelo afunda-se?", verificámos que um cubo de gelo flutua na água e em álcool não flutua e leva mais tempo a derreter o cubo de gelo, por este motivo os Icebergs não afundam. Assim o gelo flutua em água porque é menos denso que a água líquida; o gelo afunda-se no álcool porque é mais denso que o álcool.
Adorámos trabalhar estas actividades, porque pudemos experimentar e ver os resultados e queremos agradecer à mãe do Francisco a sua disponibilidade. E sempre que quiser vir partilhar connosco mais saberes estamos apostos!!!!
Agora vejam algumas fotos.
Para percebermos melhor este conceito fizemos três actividades experimentais:
1. Porque é que os objectos flutuam?
2. Líquidos às camadas
3. O gelo afunda-se?
Começámos por nos formar em grupos de 4 elementos e cada grupo tinha um responsável que nos lia o guião da experiência e escrevia as respostas do grupo.
Na 1ª actividade "Porque é que os objectos flutuam?, tinhamos uma pergunta inicial que nos deixou um pouco confusos: "Um prego vai ao fundo mas um barco feito do mesmo material não vai ao fundo". E agora???????
Colocámos então água numa tina de vidro e depois fomos colocando palitos, rolha de cortiça, moeda, parafuso e rolha de plástico e observámos quais os que flutuavam e os que não flutuavam.
De modo a responder à pergunta inicial concluímos que um objecto flutua ou não dependendo da sua massa, volume e densidade, assim um prego como tem pouco peso e ocupa pouco espaço não flutua, o barco, como pesa muito e ocupa muito espaço flutua.
Na 2ª actividade "Líquidos às camadas" verificámos que os líquidos também flutuam, por exemplo colocámos numa proveta um pouco de água, de azeite, de álcool e melaço de cana (pertence à família do mel), misturámos e ficou o melaço de cana, em baixo, depois o álcool, o azeite e a água. Ou seja o líquido mais pesado, mais denso ficou em baixo e o menos denso ficou em cima.
Na 3ª actividade "O gelo afunda-se?", verificámos que um cubo de gelo flutua na água e em álcool não flutua e leva mais tempo a derreter o cubo de gelo, por este motivo os Icebergs não afundam. Assim o gelo flutua em água porque é menos denso que a água líquida; o gelo afunda-se no álcool porque é mais denso que o álcool.
Adorámos trabalhar estas actividades, porque pudemos experimentar e ver os resultados e queremos agradecer à mãe do Francisco a sua disponibilidade. E sempre que quiser vir partilhar connosco mais saberes estamos apostos!!!!
Agora vejam algumas fotos.
1 comentário:
Aposto que eles adoraram.
Excelente iniciativa, parabens à professora e à mãe do Francisco.
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