quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

"A Zé e o Maria: tudo às avessas"

O CFAE dos concelhos de Alcobaça e Nazaré promoveu uma Acção de Formação intitulada "A Zé e o Maria: tudo às avessas - a igualdade de género e o papel da escola". A formação teve início a 13 de Janeiro e terminará a 28 de Abril de 2010.
Por curiosidade pelo tema, pelo próprio título motivador e sugestivo, inscrevemo-nos nesta acção por ser uma temática ainda pouco abordada nas nossas salas. A desigualdade entre o género masculino e o género feminino continua bastante presente na nossa cultura e que se manifesta em qualquer espaço: familiar, escolar, entre outros.
Cabe a nós, professoras e professores, promover e defender a igualdade de género, reforçar e combater essa mesma desigualde em todos os domínios da vida social, política, económica e cultural e ajudar a construir uma sociedade onde todas e todos partilhem a pluralidade de acções que são necessárias para o desenvolvimento digno de uma pessoa inserida na sociedade dos dias de hoje.
Serão desenvolvidos, ao longo de várias sessões práticas, dentro das nossas salas de aulas, trabalhos com todos os elementos da turma. Esses mesmos trabalhos serão publicados para que haja lugar à partilha.
A finalidade deste nosso trabalho é sensibilizar todas as crianças para a igualdade de género, de partilha, de cooperação e de bem-estar das mesmas.
As professoras Alexandrina Lourenço, Celina Susano e Neusa Figueiredo.

Sem comentários:

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.