terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Desenvolvimento da Oralidade – Conhecimento Lexical

No dia 17 de Novembro a turma do 1º e 2º C da Prof. Rita Oliveira teve a explorar as palavras que se iniciam pelo som P. Começámos por analisar uma imagem de um pássaro, em que vimos que a sua espécie era periquito, o revestimento do corpo era por penas, a sua alimentação era à base de grãos, a deslocação era feita com as patas e com as asas, a reprodução era feita através de ovos e o som que fazia podia-se reproduziu em “piu-piu”. E "piu-piu" é uma onomatopeia.




Em Seguida fizemos um
jogo muito divertido O JOGO DO SIM - NÃO.
(Em que o segredo era que de um lado estariam as imagens com as palavras iniciadas pelo som P e do outro lado iniciavam com
outras letras.)








Em seguida os alunos do 1º Ano foram caçar o intruso....





..... e levar o Paulo ao parque.





Os meninos do 2º Ano estiveram a pares a construir um texto com o maior número de palavras iniciadas pela letra P.



As coisas com a letra p

Era uma vez um menino chamado Paulo que foi passear ao lago e viu muitos patos. Quando chegou a casa comeu um pão e uma pêra e ao almoço comeu sopa de grão e a sobremesa foi um pêssego. Depois foi à rua varrer o chão com uma pá e uma vassoura. E foi à quinta dar comida aos porcos e aos perus.

Autores: Micaela e Lucas






Sem comentários:

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.