domingo, 15 de fevereiro de 2009

MOSTEIRO DE CÓS & E.T.A. (Chiqueda)

No dia 28 de Janeiro de 2009 fizemos uma visita de estudo ao Mosteiro de Cós, onde viviam as Monjas de Cós. Fomos acompanhados pelo senhor Eduardo Barrento, da A. D. E. P. A. No Mosteiro que data de 1241, vimos um altar-mor grande todo feito em talha dourada de estilo barroco. Havia no corredor central da igreja um túmulo de um padre. O tecto era ferrado de painéis com figuras religiosas pintadas. Havia altares laterais com quadros que retratavam a vida de Cristo pois na altura só o Clero sabia ler. Seis desses quadros e um anjo foram roubados nas Invasões Francesas. A meio da igreja havia uma grade de madeira trabalhada que separava as Monjas de Cós dos fiéis durante as missas. O lado das Monjas era composto por cadeiras de madeira com o símbolo de S. Bernardo. Algumas cadeiras e um órgão estão actualmente emprestados à Igreja da Nazaré. Nas cadeiras havia um pequeno acento chamado «Misericórdia» para as Monjas descansarem discretamente quando tinham de rezar em pé. Havia, ainda, três portas que devem ter sido feitas mais tarde pois apresentavam um estilo manuelino.
Seguimos para a Sacristia onde vimos 8 painéis de azulejos com 10 cenas da vida de São Bernardo, entre as quais alguns milagres.
Lanchámos junto ao rio onde as Monjas
de Cós lavavam a roupa.
Seguimos para Chiqueda, ver a E.T.A (Estação de Tratamento de Água) que recebe águas das nascentes do Rio Alcoa. Lá, vimos as bombas que distribuem a água para diferentes zonas do concelho de Alcobaça. Essa distribuição é controlado e vigiada por um funcionário a computador. No regresso à escola vimos uma garça-
real e uma garça-branca. Foi uma visita de estudo muito interessante e divertida pois aprendemos muito sobre a vida das Monjas de Cós que vão ser o tema do nosso Carnaval!

Texto Colectivo realizado pela Turma 3º H

1 comentário:

Unknown disse...

giro, de marcia lucas domingos!!!!

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.