sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vamos cozinhar uma história!

Esta terceira aula assistida teve como temática A Escrita.
A aula iniciou-se com um diálogo sobre o trabalho a realizar e a apresentação dos materiais a utilizar:
- um avental com diversos ingredientes:
* Assim começa a história
* Uma personagem
* Lugar onde vive
* Uma missão
* Lugar onde se vai cumprir a missão
* Os maus que vão atrapalhar
* Os bons que vão ajudar
* Os bons dão qualquer coisa para ajudar a personagem
* E para acabar pode ser assim...


















- um quadro de cortiça forrado onde expôr os cartões retirados de cada bolso, a história inventada e desenhos.












Com os cartões retirados, foi-se formando uma história. A mesma foi escrita pelos alunos no quadro e simultaneamente numa folha de trabalho.





























Aqui fica a história inventada.

O cavaleiro e a espada mágica

Nos tempos de antigamente, existiu um cavaleiro chamado José, de cabelo louro e olhos azuis. O seu melhor amigo era um cavalo negro: o Ferraduras.
O cavaleiro José morava numa torre muito alta. Através das janelas da torre, conseguia ver rios, montanhas e as cidades envolventes. A torre era cinzenta e tinha muitos andares.
A missão do cavaleiro era encontrar uma espada mágica que concedia desejos a quem precisasse de ajuda e que tivesse bom coração.
A espada encontrava-se num labirinto enorme, apenas com uma única entrada e uma única saída. Num dos passeios do cavaleiro pelo campo, o Feraduras enterrou uma pata. O José saltou do seu cavalo e viu um pedaço de papel agarrado à pata do cavalo! Leu o recado que nele estava escrito, virou o papel e viu um mapa desenhado que indicava o local do labirinto e o sítio exacto onde se encontrava a espada que ele tinha de encontar.
Quando chegou ao labirinto, encontrou um dragão junto da espada mágica. O cavaleiro tentou derrotá-lo mas não conseguiu! O dragão era muito forte!
Um soldado esfarrapado ouviu tanto barulho que se lembrou que, perto do sítio onde estava, havia um labirinto com um dragão que guardava uma espada.
Ao correr para o labirinto, encontrou no chão um chapéu. Colocou-o na cabeça e, por magia, tornou-se invisível. Assim, entrou no labirinto e matou o dragão com o bico do chapéu. depois do dragão estar morto, o saldado esfarrapado voltou à sua forma original. Os dois libertaram a espada que foi colocada numa igreja para ajudar as pessoas boas e necessitadas.
E assim, acabou-se o que era doce!

Turma do 3º J


Sem comentários:

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.