A obra será trabalhada em várias sessões (uma para cada capítulo). Nesta 1ª sessão fez-se a exploração da capa e contracapa e do 1º capítulo do livro em várias fases:
1ª fase - Na preparação da leitura do texto:
- Chamar a atenção para o título ou subtítulos.
- Estimular a associação do tema a conhecimentos ou experiências anteriores.
- Incentivar a fazer antecipações ou previsões sobre o assunto do texto.
- Ensinar estratégias metacognitivas para a regulação ou análise da compreensão: durante a leitura silenciosa do 1º capitulo, o aluno irá inferir pelo contexto o significado de palavras, reler palavras ou frases que não entende, prepara-se para registar partes do texto que lhe levantam dificuldades.
- Leitura silenciosa do 1º capítulo.
- Registar, no caderno diário, o vocabulário desconhecido ou partes do texto que lhe levantem dúvidas, regular a compreensão relendo palavras, frases ou parágrafos...
- Leitura expressiva.
- Estimular os alunos a colocar questões sobre o vocabulário e ideias do texto.
- Clarificar possíveis confusões ou dúvidas.
- Aceitar todas as respostas válidas.
- Criar na aula um tempo de reflexão.
- Consultar dicionário.
- Responder às questões do professor e colegas oralmente e depois por escrito na Ficha de Leitura (imediatamente e após um tempo de reflexão).
- Relacionar as ideias com os conhecimentos já adquiridos.
Ficha de Leitura
Turma 3º H - PNEP I
Sem comentários:
Enviar um comentário