segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O Ensino da Leitura: A Decifração

Aproveitando esta Sessão Tutorial sobre O Ensino da Leitura - A Decifração, a turma 3º H iniciou a leitura orientada da obra, contemplada no Plano Nacional de Leitura, HÁ FOGO NA FLORESTA, da Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
A obra será trabalhada em várias sessões (uma para cada capítulo). Nesta 1ª sessão fez-se a exploração da capa e contracapa e do 1º capítulo do livro em várias fases:
1ª fase - Na preparação da leitura do texto:
  • Chamar a atenção para o título ou subtítulos.
  • Estimular a associação do tema a conhecimentos ou experiências anteriores.
  • Incentivar a fazer antecipações ou previsões sobre o assunto do texto.
  • Ensinar estratégias metacognitivas para a regulação ou análise da compreensão: durante a leitura silenciosa do 1º capitulo, o aluno irá inferir pelo contexto o significado de palavras, reler palavras ou frases que não entende, prepara-se para registar partes do texto que lhe levantam dificuldades.
2ª fase - Leitura do texto:
  • Leitura silenciosa do 1º capítulo.
  • Registar, no caderno diário, o vocabulário desconhecido ou partes do texto que lhe levantem dúvidas, regular a compreensão relendo palavras, frases ou parágrafos...
  • Leitura expressiva.
3ª fase - Após a leitura do texto:
  • Estimular os alunos a colocar questões sobre o vocabulário e ideias do texto.
  • Clarificar possíveis confusões ou dúvidas.
  • Aceitar todas as respostas válidas.
  • Criar na aula um tempo de reflexão.
  • Consultar dicionário.
  • Responder às questões do professor e colegas oralmente e depois por escrito na Ficha de Leitura (imediatamente e após um tempo de reflexão).
  • Relacionar as ideias com os conhecimentos já adquiridos.
Para finalizar fez-se a Leitura dialogada (recriação de personagens) do 1º capitulo.









Ficha de Leitura




























Turma 3º H - PNEP I

Sem comentários:

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.