terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Desenvolvimento da Linguagem Oral - Percursos de Desenvolvimento

No dia 21 de Novembro de 2008 tivemos uma aula de Língua Portuguesa diferente. Trabalhámos a Oralidade fazendo uma lista de palavras que rimam com andorinha, serpente, cão, avestruz e perdiz.

Com o jogo Vamos Rimar com os Animais! nasceram os seguintes poemas:


O dia que fiz tudo

Hoje comprei um camarão.
Para pôr na minha sopa de feijão.
No dia seguinte começou o Verão.
Fui logo andar de avião.
No ar vi um balão.
O balão tinha a forma de um coração.
No fim de andar de avião comi metade de um pão.
O pão sabia a limão.
E fez trabalhar o meu pulmão.
Trabalho de Grupo: Miguel Carmo, Bruna, Zhuo e Leonardo


Palavras que Rimam

Ontem comi um camarão.
Amanhã vou apanhar feijão.
Eu já andei de avião.
E lá deram-me um balão.
Hoje começa o Verão.
O meu lanche é pão.
Na semana passada comi carne com limão.
Eu sinto a minha pulsação.
Trabalho de Grupo: Beatriz Lopes, Beatriz Ferreira, Miguel Fialho, Sara Maria e Volodymyr


O poema dos quatro amigos

Há um pássaro chamado andorinha.
O meu peixe preferido é a sardinha.
Também é da minha gatinha!
Na mata caiu uma pinha.
Para cima da cabeça da galinha.
Nós encontramos uma carrinha.
Que tinha muita linha.
Hoje, no meu nariz, caiu uma gotinha.
Eu tenho uma joaninha.
Trabalho de Grupo: Sara, Laura, Marco e Pedro

A gatinha e a galinha

Eu fui á loja da Senhora Joaninha,
Comprar uma sardinha,
Para dar à minha gatinha,
Que gosta de andar na minha carrinha.
E de brincar com a linha.
Em casa tenho uma galinha
Que bebeu uma gotinha
E ficou tontinha.
Trabalho de Grupo: Jéssica, Beatriz Couto, Mariana e Sofia

O Verão do cão e do camarão

O cão é amigo do camarão.
Juntos brincam no Verão.
O camarão e o cão foram almoçar pão.
Depois foram andar de avião.
Quando chegaram receberam um balão.
Em forma de coração.
Gostaram tanto do balão,
que lhes alterou a pulsação.
E festejaram com um sumo de limão.
Trabalho de Grupo: Márcia, André, Alexandre e Ana Maria








Ficha de Trabalho










Trabalho realizado pela turma 3º H da Prof. Estefânia

Sem comentários:

Seguidores

Acerca de mim

A escola foi construída em 1963 e restaurada em 2003. É composta por dez turmas do 1º Ciclo que funcionam em regime duplo. No Jardim-de-infância, funcionam duas turmas. No total, são duzentos e sessenta alunos. A nossa escola tem uma biblioteca e um centro de recursos. Os alunos têm várias Actividades de Enriquecimento Curricular: Inglês, Música Actividade Física e Natação.